Os 5 V's do Big Data
Os 5 V’s do Big Data apresentados a seguir – volume, velocidade, variedade, veracidade e valor - constituem a base para uma melhor organização e eficiência no momento da implementação do conceito de Big Data em qualquer área de negócio.
Volume
Refere-se à quantidade de dados que existe, envolvendo diferentes fontes. O volume de dados é como a base daquilo que é o Big Data, no sentido em que para se considerar como Big Data, o volume de dados tem de ser grande o suficiente.
Velocidade
No que diz respeito à rapidez com que os dados são gerados e movimentados. Este aspeto pode tornar-se muito importante para negócios que tenham a necessidade de que os seus dados fluam rapidamente, de forma a que se encontrem disponíveis no momento certo e sejam tomadas as melhores decisões a partir dos insights obtidos através dos dados.
Variedade
Uma empresa pode obter dados de diferentes fontes, variando de valor e forma, estruturados, não estruturados ou semiestruturados que podem chegar a partir de fontes de dentro ou fora da empresa ou organização. Assim, a variedade diz respeito aos diferentes tipos de dados e às fontes através dos quais são obtidos.
Veracidade
A veracidade diz respeito ao nível de qualidade, precisão e fidelidade dos dados. Os dados recolhidos podem ser imprecisos ou não terem a capacidade de apresentar uma visão real por isso, é importante que os dados sejam autênticos e recolhidos de fontes seguras uma vez que, é impossível trabalhar com dados baseados em informações sem fundamento.
Valor
Refere-se ao valor que o Big Data pode fornecer e está intimamente ligado àquilo que os negócios podem fazer com os dados recolhidos. Conseguir obter valor através do Big Data é como uma condição imprescindível, pois o valor ou importância dos dados aumenta consoante os insights que cada empresa consegue obter através da sua utilização.