Impacto da inovação tecnológica na Indústria
Na Indústria, a combinação de tecnologias emergentes deu origem à Indústria 4.0, caraterizado pela integração de IoT, Big Data e automação avançada. Estas tecnologias estão a impulsionar uma transformação nos processos e gestão da supply chain, ao permitirem maior eficiência operacional, redução de custos e novas oportunidades de mercado. A inovação tecnológica mais do que aprimorar os processos existentes, também torna as empresas mais competitivas.
Manutenção preditiva com IoT e Big Data
Os sensores IoT são instalados em máquinas para recolherem dados em tempo real, o que permite a previsão de falhas. Por exemplo, uma fábrica de automóveis pode utilizar sensores para monitorização do desgaste de componentes por forma a reduzir paragens imprevistas e melhorar a produtividade.
Automação com cobots
A automação substitui tarefas repetitivas por sistemas robóticos altamente precisos, que permitem aumentar a competitividade e reduzir erros humanos. Os cobots são desenvolvidos para trabalhar em conjunto com a força humana, assumindo tarefas repetitivas ou perigosas. Numa linha de montagem de componentes, a força humana pode concentrar-se noutras tarefas mais complexas, sem colocar em causa a própria segurança e a eficiência na produção.
Impressão 3D para prototipagem e produção personalizada
Através de impressoras 3D é possível a criação de protótipos ou peças personalizadas com rapidez e precisão. Uma empresa de calçado pode produzir diferentes protótipos em algumas horas e reduzir o tempo de desenvolvimento de novos modelos.
Realidade Aumentada para treino e manutenção
A Realidade Aumentada (AR) é utilizada na Indústria proporcionando soluções práticas e inovadoras. Os técnicos utilizam óculos AR para visualizarem instruções em tempo real, de modo a reduzirem erros e otimizarem a execução de tarefas. No setor da energia, as empresas já começam a utilizar óculos AR para o treino de colaboradores na operação de equipamentos complexos para que não seja necessário efetuarem deslocações desnecessárias.