Como criar loja online?
Definição de nicho e mercado
Antes de começar a loja online do zero, é importante definir o seu nicho e identificar o mercado no qual pretende entrar. Isto pressupõe a escolha de um segmento de mercado específico e um entendimento do seu público-alvo.
Ao direcionar os seus esforços para um público-alvo, tem capacidade para atender melhor as respetivas necessidades e maior facilidade para perceber quem é a sua concorrência e destacar-se.
Escolha de plataforma E-commerce
Selecionar a plataforma E-commerce que vá ao encontro das necessidades e objetivos definidos para o seu negócio online, é importante para ser bem-sucedido.
Considere fatores como a facilidade de utilização, opções de personalização, métodos de pagamento disponíveis e suporte técnico. Poderá explorar plataformas como Shopify, WooCommerce ou Magento para entender e encontrar aquilo que melhor se adequa ao seu modelo de negócio.
Muitas destas plataformas podem acabar por ser limitadas, consoante as suas necessidades e objetivos, não respondendo àquilo que pretender ao longo do tempo. Pelo que, outra opção passa por criar a sua loja online através de uma empresa especializada no desenvolvimento de lojas online, à medida das suas necessidades e objetivos.
A M&A Digital como empresa especializada na criação de lojas online
Com uma vasta experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas e plataformas de vendas online, na Digital identificamos a melhor estratégia e asseguramos o desenvolvimento e acompanhamento na criação da loja online ou transição do seu negócio para o online.
Utilizamos as mais recentes tecnologias de pagamento online – MB Way, Klarna, EasyPay e muito mais – para disponibilizar na sua loja online e garantir uma experiência de compra prática e intuitiva aos seus clientes.
Registo de domínio e Alojamento
Após escolher a plataforma ou meio que vai utilizar para criar loja online, o próximo passo é o registo do seu domínio e a escolha de serviço de alojamento. Sendo que o domínio diz respeito ao endereço da sua loja online, deve optar por um nome fácil para o público reconhecer e que vá ao encontro da sua marca e, o alojamento constitui o ‘espaço’ onde os arquivos do seu site serão armazenados.
O registo de domínio deve ser feito deve ser efetuado em provedores de confiança, pois terá impacto na sua identidade online. Além disso, o alojamento é fundamental para garantir a rapidez e a segurança do site. Considere a qualidade do suporte técnico fornecido pelo serviço de alojamento escolhido.
Design e experiência de navegação
Deve garantir que o design da sua loja online é atrativo e funcional, proporcionando uma experiência de utilização ágil aos visitantes. Com layouts e navegação intuitiva para que os seus visitantes encontrem facilmente os seus produtos ou serviços. Um design de qualidade atrai o público e também pode incentivar à compra.
Investir num design responsivo é fundamental, devido à alta utilização de dispositivos móveis por parte dos utilizadores. Cores, fontes de letra, imagens, tudo deve estar adequado à identidade da sua marca e elementos de design, CTAs, devem ser testados para otimizar a conversão e garantir que a experiência do utilizador é agradável e intuitiva.
Apresentação de produtos e descrições
Cada produto deve ser apresentado com imagens de alta qualidade e descrições detalhadas que informem eficazmente os visitantes sobre caraterísticas, benefícios e preços, por forma a demonstrar transparência e aumentar a confiança do utilizador, por forma a gerar vendas.
Ao adicionar produtos, deve utilizar sempre palavras-chave relevantes para otimizar as suas páginas em termos de SEO nos motores de pesquisa. Dessa forma, ajuda os clientes na decisão de compra e a melhorar a visibilidade online dos seus produtos.
Mantenha sempre as informações, preços e stock atualizados para evitar frustrações por parte do cliente durante o processo de compra.