Como avaliar a performance das estratégias de Marketing Digital?
O diagnóstico de Marketing Digital pode variar de acordo com os objetivos e necessidades específicas do seu negócio. Para avaliar as suas estratégias e identificar áreas de melhoria, existem várias metodologias que podem ser utilizadas, sendo que cada uma oferece uma perspetiva única sobre a performance das suas estratégias de Marketing Digital e ajudam ao desenvolvimento de um plano de ação eficaz.
Análise SWOT
Através da análise SWOT é possível entender melhor o posicionamento do negócio no mercado. Ao identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio, tem uma visão clara dos fatores internos e externos que impactam os seus processos, por forma a tirar proveito dos pontos fortes e minimizar as fraquezas aquando do desenvolvimento das suas estratégias de Marketing Digital.
Análise do website
Através da análise do comportamento dos utilizadores no seu website, consegue entender como os visitantes interagem com as páginas do seu site e ao analisar métricas de desempenho como, taxa de rejeição, tempo médio de permanência e as páginas com maior número de visitas, tem capacidade para identificar padrões nos comportamentos e reconhecer as páginas com melhores e piores resultados. A partir dessas informações, é possível otimizar a experiência do utilizador e potenciar as conversões.
Análise de SEO
A análise de SEO (Search Engine Optimization) consiste na avaliação das técnicas utilizadas com vista à otimização do seu site nos motores de pesquisa. O que inclui a análise de keywords, estrutura dos urls, otimização de imagens, link building, entre outros aspetos que interferem no bom posicionamento das páginas do seu site nos motores de pesquisa, em termos orgânicos. Um site bem otimizado vem permitir alcançar melhores resultados em termos de visibilidade, mas também oferece uma melhor experiência de utilização.
Revisão de conteúdos
Aliado à análise das técnicas de SEO, deve também considerar a avaliação da qualidade e relevância dos conteúdos publicados através do seu site, blog, redes sociais e outras plataformas onde sejam divulgados conteúdos. Dessa forma, consegue entender se os esforços aplicados na criação desses conteúdos está a ser bem aplicado ou se deveria criar os conteúdos de outra forma com vista a alcançar eficazmente o seu público.
Análise da concorrência
A análise competitiva irá fornecer-lhe uma perspetiva adicional para potenciar o sucesso do seu negócio online. Pesquisar e analisar as estratégias de Marketing Digital utilizadas pela sua concorrência também é importante para entender o que fazem os seus concorrentes para alcançar o público, bem como, para entender se existem falhas ou lacunas sobre as quais poderá atuar e destacar-se.