O que considerar para lançar negócio online?
Na era digital, existem diferentes formas de estruturar o seu negócio online. Cada tipo de negócio tem particularidades específicas que podem atender a diferentes necessidades e nichos de mercado. Para lançar o seu negócio online deve entender qual o modelo que mais se adequa aos seus objetivos, e ter sempre em consideração o público que pretende alcançar e os produtos ou serviços a fornecer, por forma a criar uma proposta única de valor que permita atrair o público no mundo online.
Desenvolver um website profissional
Para estabelecer uma presença online consistente, em primeiro lugar deve ter um website profissional bem projetado para informar claramente aquilo que é o seu negócio e o que oferece. O seu site será como a montra do seu negócio onde os clientes devem entender facilmente aquilo que vende e como podem efetuar a compra dos seus produtos ou serviços.
São vários os fatores a ter em consideração aquando da criação de um website, desde todas as informações e contactos, a páginas para cada produto ou serviço, bem como aspetos técnicos que envolvem a responsividade do website, a segurança, a experiência de utilização ou o registo do domínio, entre outros.
No caso de ser uma loja online, deve considerar a integração de gateways de pagamento confiáveis que permitem um checkout livre de complicações para os seus clientes, potenciando assim a compra dos seus produtos ou serviços.
Para não ter de se preocupar com aspetos técnicos e requisitos legais relativos ao seu website, deve considerar criar website ou loja online com especialistas no desenvolvimento de soluções tecnológicas, como a M&A Digital que conta com equipas com o conhecimento adequado para criar a solução ideal para o seu negócio.
Escolher canais de venda
Decidir onde pretende vender os seus produtos ou serviços é uma decisão importante que pode influenciar significativamente o sucesso do negócio online. Existem várias opções, sendo que pode optar por vender em Marketplaces já estabelecidos - como a Amazon ou o Ebay - ou optar pela criação do seu próprio negócio E-commerce.
Cada opção tem vantagens e desvantagens que deverá avaliar em função do seu modelo de negócio, bem como, deve considerar o seu público-alvo no momento de escolher os canais de venda. Pois, poderá fazer sentido utilizar vários canais de venda simultaneamente para aumentar a visibilidade do negócio e alcançar um público mais amplo. Contudo, é fundamental garantir que a experiência do cliente seja consistente, independentemente do canal ou canais escolhidos.
Considerar necessidades a nível tecnológico
A tecnologia desempenha um papel importante na eficiência e bom funcionamento de um negócio online. A sua plataforma deve ser capaz de lidar com picos de tráfego, sobretudo durante campanhas promocionais ou possíveis data comemorativas, de modo que a experiência de navegação do cliente não seja comprometida.
Deve avaliar as necessidades a nível tecnológico do seu negócio online e considerar a utilização de ferramentas de gestão de clientes como um CRM (Customer Relationship Management) e soluções de automação de marketing, por forma a otimizar o seu relacionamento com os seus clientes e com o público.
Planeamento financeiro
Um sólido planeamento financeiro é essencial para garantir a longevidade do seu negócio online. Deve começar por elaborar um orçamento detalhado que considere todas as despesas, incluindo custos fixos e variáveis. Estime as suas receitas e, caso não tenha um histórico de vendas, utilize estimativas tendo por base pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e outros dados relevantes.
Considere a criação de um fundo de emergência para eventuais imprevistos. Avaliar o seu fluxo de caixa é igualmente importante para garantir a liquidação das despesas, e também o futuro reinvestimento no crescimento do negócio.