Grace Hopper, a criadora do primeiro software de computador
Grace Brewster Murray Hopper (1906-1992), foi uma mulher pioneira da informática e oficial da marinha do EUA, desempenhando papéis significativos na área da tecnologia e como militar, contribuindo significativamente para a programação de computadores, desenvolvimento de software e linguagens de programação.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Hopper desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do primeiro computador eletromecânico americano, MARK I. Após a Guerra, continuou a trabalhar em computer development e contribuiu para a criação do primeiro computador eletrónico comercial, UNIVAC I.
Grace Hopper, foi uma pioneira em programação automática e linguagens de programação user-friendly, tendo vindo a desenvolver o COBOL (Common Business Oriented Language), uma linguagem de programação orientada para uso empresarial.
Conhecida também pela invenção do termo ‘bug’ para indicar problemas ou falhas em software, foi reconhecida com diversos prémios e homenagens ao longo da sua vida. Continua a ser lembrada como uma visionária que antecipou o potencial dos computadores na resolução de problemas e, pelo seu legado e visão que servem de inspiração para várias gerações.