Benefícios da integração de sistemas para as empresas
De forma a criar um fluxo de trabalho mais eficiente e otimizado, empresas e negócios devem garantir que os sistemas utilizados comunicam entre si, para que os diferentes setores e departamentos troquem informações e dados em segurança, evitar trabalho duplicado, otimizar o tempo das equipas, aumentar a produtividade dos colaboradores e prevenir problemas do dia a dia.
Aumento da agilidade nos processos
A otimização dos processos deve-se à possibilidade das informações serem partilhadas rapidamente entre diferentes setores ou departamentos de uma empresa. Desta forma, as tomadas de decisão tornam-se mais ágeis, com impactos positivos na entrega de produtos ou serviços – que levam a uma consequente satisfação por parte dos clientes.
Melhoria da qualidade dos dados
O cruzamento de informações e dados entre diferentes setores e departamentos é uma necessidade para uma melhor tomada de decisões com base em dados consistentes e acedidos em tempo real.
A automatização da transferência de dados através da integração de sistemas, atenua a possibilidade de existência de erros, inconsistências ou conflitos entre os dados. Caso contrário, os dados e informações teriam de ser transmitidos manualmente, o que aumentaria a ocorrência de erros e, posterior, perda de informações e dados relevantes.
A integração de sistemas tem um papel fundamental nas empresas e negócios pelo facto de possibilitar um maior controlo global de todo o negócio diariamente, uma redução de custos operacionais, maior produtividade por parte dos colaboradores e promover uma melhor acessibilidade a informações com qualidade, que irá permitir a criação de estratégias e tomada de decisões mais rápidas e assertivas.
Contudo, para que a integração de sistemas seja eficaz, é fundamental avaliar em primeira instância, as necessidades estruturais e tecnológicas de cada empresa ou negócio para posteriormente, tirar partido dos dados e impulsionar o respetivo desempenho.