Inteligência Artificial e Segurança da Informação
Os avanços em ferramentas de AI estão a aumentar a sua utilização em empresas de diferentes setores de atividade. Como tal, é importante a adoção de medidas adequadas que garantam a segurança da informação de forma a que sejam evitados problemas.
Para uma utilização eficiente da Inteligência Artificial, independentemente do setor de atividade, devem ser implementadas políticas de segurança, formação aos colaboradores para consciencialização e monitorização regular dos sistemas de AI.
Existem vários motivos que podem levar a que a utilização de Inteligência Artificial nas empresas e negócios seja um problema. Caso os modelos de AI não tenham sido bem treinados ou inadequadamente validados, podem produzir resultados incorretos, potencialmente prejudiciais. Assim como, pode existir uma maior vulnerabilidade a ataques no sentido em que sistemas de AI são suscetíveis a ataques cibernéticos, o que pode resultar em roubo de dados e informações confidenciais.
A AI pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a segurança dos dados e informações confidenciais ao ajudar as empresas a detetar e prevenir potenciais ameaças cibernéticas, assim como, verificar a identidade dos utilizadores, em negócios e empresas de diferentes áreas de atividade.
É importante lembrar que a segurança da informação depende do conhecimento dos colaboradores e processos implementados pela empresa.
A implementação de AI pode apresentar riscos e desafios, o que pressupõe que deva existir uma avaliação cuidadosa das vantagens e desvantagens, assim como, devem ser implementadas medidas de segurança – como criptografia de dados, autenticação de utilizadores e monitorização constante dos sistemas de AI - que permitam proteger dados e informações confidenciais para assim, mitigar potenciais problemas e adversidades.