Internet of Things: O que é?
Atualmente, estamos rodeados de equipamentos e objetos que dependem da internet e da tecnologia para desempenharem as suas funções. Ao longo do tempo, temos vindo a observar uma grande evolução da tecnologia e dos equipamentos, que são cada vez mais modernos e conectados entre si.
Gradualmente, as empresas e organizações de diversos setores fazem uso da IoT de forma a operarem com maior eficiência, para um melhor entendimento dos clientes e para fornecerem um melhor serviço. IoT torna-se essencial no que diz respeito a acrescentar valor aos negócios e à tomada de decisões.
O conceito de IoT - Internet of Things (Internet das Coisas) diz respeito, de modo geral, aos dispositivos físicos de pessoas, instituições, empresas ou até mesmo de cidades (smart cities) que se conectam à internet e fazem recolha e partilha de dados.
Neste sentido, pode descrever-se IoT como sendo uma rede de objetos físicos - ‘coisas’ - que são incorporados com sensores, softwares e outras tecnologias que permitem conexão e troca de dados entre dispositivos, aplicações e sistemas.
Por meio da tecnologia, trata-se de tornar simples objetos comuns em dispositivos smart, que se conectam com outras ‘coisas’, objetos e pessoas, de forma a que seja possível realizar uma conexão e troca de informações através de, por exemplo, internet, wifi, bluetooth ou ethernet.
Não basta que os dispositivos se conectem à internet e troquem informações com outros dispositivos, pois os dados precisam de ser processados e devem ser enviados a um sistema que os trate - por meio de computação, nuvem, big data, análises e tecnologias móveis, ‘coisas’ físicas podem partilhar e recolher dados com o mínimo de intervenção humana.
No mundo atual, os sistemas digitais têm a possibilidade de registar, monitorizar e ajustar cada interação com as ‘coisas’ conectadas.
Pode assim dizer-se que, o mundo físico encontrou o digital e cooperam entre si.