Importância de Machine Learning
A utilização deste tipo de inteligência artificial tem vindo a ganhar um grande impulso devido ao aumento do volume e variedade de dados existentes, à capacidade de processamento das ‘máquinas’ e ao armazenamento de dados mais acessível.
Recomendações
Para empresas que trabalham com E-commerce, os algoritmos têm a capacidade de analisar dados e produzir recomendações de produtos para determinado perfil de cliente com base nos hábitos de compra dos utilizadores.
Empresas e negócios podem adequar-se a esses comportamentos e através do conhecimento dos desejos e tendências do seu público-alvo, aumentar a probabilidade de fidelização de clientes e uma possível antecipação na conquista de novos clientes.
Análise de dados
Big Data e Business Intelligence são cada vez mais utilizados na análise de dados, desde o comportamento de compra até à classificação da análise emocional dos utilizadores, de forma a produzir insights e previsões que permitem entre diversas situações possíveis, criar novas formas para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e divulgar produtos e serviços que vão de encontro às necessidades e desejos dos utilizadores.
Impacto nas empresas
O planeamento considerado tradicional está a dar lugar ao Machine Learning que é cada vez mais importante no planeamento das empresas, pois permite a troca de atividades realizadas manualmente por automatismos, devido ao facto de que a análise de dados através do método manual é mais demorada e existe sempre a possibilidade de algo passar despercebido.
Utilizando tecnologia de Machine Learning, a análise dos dados é muito mais rápida e precisa devido à capacidade de realizar inúmeros cruzamentos de dados adequados aos parâmetros definidos para as necessidades dos utilizadores e das empresas.
Neste sentido, as empresas começam a perceber cada vez mais a vantagem de utilização de Machine Learning, a sua importância para melhorar o relacionamento com os clientes e uma evolução mais eficiente dos negócios.
Com Machine Learning tem a possibilidade de obter melhores resultados, altamente eficazes e que possibilitam decisões mais acertadas em momentos estratégicos, inclusive em tempo real.
Este tipo de método de análise faz parte do nosso quotidiano em situações como:
- filtragem de spam no email;
- reconhecimento de voz e semântica;
- reconhecimento de objetos e texto.