Como a mobilidade digital transforma as empresas e negócios?
A mobilidade digital faz parte de uma mudança maior no mundo dos negócios - a transformação digital – que passa pela reestruturação dos processos de trabalho tendo como base a tecnologia. Através desta enorme transformação, é possível oferecer uma melhor experiência aos clientes, aumentar a produtividade e a eficiência na gestão das empresas e negócios.
O impacto cultural nas empresas e negócios é significativo tendo em conta que a mobilidade digital pressupõe uma abordagem mais voltada para o trabalho que gestores e colaboradores podem executar de forma remota, isto é, através de um dispositivo conectado à internet e ao sistema de cada empresa ou negócio, o acesso a dados e sistemas para a realização de tarefas diárias, torna-se possível sempre que necessário, em qualquer local.
Através do acesso ao sistema de cada empresa ou negócio, os colaboradores podem aceder a todos os dados e plataformas que precisam para executar as respetivas funções, assegurando que nenhuma informação se perde e sem necessidade de deslocação para o local de trabalho.
Neste sentido, mobilidade e flexibilidade caminham juntas na mesma direção de modo a aumentar a liberdade na forma de trabalhar e o contacto entre colaboradores e com os clientes, com o principal objetivo de criar empresas do futuro, mais inteligentes, com menos hierarquias, maior capacidade de produção e proximidade dos clientes.
A mobilidade digital aliada ao processo de transformação digital permite redefinir os modelos de negócio para uma forma de trabalho cada vez mais colaborativa que permite aumentar o impacto na relação com os clientes, colaboradores e nas próprias empresas ou negócios.
A facilidade de acesso a dados, informações ou sistemas, a qualquer hora e em qualquer lugar, é uma das caraterísticas que compõem a sociedade atual. Replicar este comportamento nas empresas e negócios é fundamental para que se mantenham atuais e na vanguarda do mercado!