Para que serve Big Data Analytics?
Aquisição e retenção de clientes
Com a análise de Big Data, empresas e negócios podem identificar padrões de comportamento, preferências ou desejos e providenciar exatamente o que os clientes procuram.
Tendo em conta que, ao longo dos últimos anos, o relacionamento entre cliente-empresa mudou, estar um passo à frente é essencial, pois significa conhecer de antemão o que os clientes pretendem.
A antecipação à necessidade do cliente e a criação de soluções para problemas que podem não ser verbalizados pelos clientes, mas que são percetíveis através da análise de dados, é uma ótima forma de reter, adquirir clientes e simultaneamente, é uma enorme vantagem competitiva.
Eficiência e controlo operacional
Um controlo operacional eficiente por meio da análise de dados, permite identificar possíveis processos com necessidade de ajustes, intensificar processos com um funcionamento positivo e fazer correções em tempo real.
Através da análise dos dados de cada departamento de uma empresa ou negócio, é possível identificar por exemplo, produtos e serviços com maior sucesso e, por outro lado, aqueles em que é necessário intensificar a força de vendas ou melhorar ações de marketing.
O cruzamento entre estes dados e os dados obtidos a partir da análise do cliente, torna possível o reconhecimento de oportunidades e a aquisição de insights para melhoria ou criação de novos produtos ou serviços.
Melhoria na tomada de decisões
Com a velocidade da tecnologia de análise de dados, empresas e negócios podem analisar informações instantaneamente e tomar decisões mais assertivas e ágeis – com base em dados e não em suposições ou pressentimentos.
Ao utilizar um sistema de Business Intelligence por exemplo, torna-se possível o cruzamento de dados de toda a operação com os dados provenientes do mercado para alavancar estimativas e mover decisões estratégicas por um caminho mais seguro.
Com dados estruturados e devidamente interpretados, as empresas e negócios conseguem ter uma maior previsibilidade e tomar decisões mais assertivas e eficientes.
Desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores
A análise de Big Data pode fornecer insights para informar sobre a viabilidade do produto, decisões de desenvolvimento, medição de progresso e distinção do que mais se adequa à base de clientes de cada empresa ou negócio.
De forma a que empresas e negócios se mantenham competitivos no mercado atual, é impossível confiar somente nos instintos ou suposições. É essencial fazer uso dos dados e implementar processos para rastrear, por exemplo - o feedback dos clientes ou o sucesso de um produto ou serviço - como forma de aumentar a capacidade de desenvolver produtos ou serviços diferentes e inovadores que vão ao encontro dos interesses e necessidades dos clientes.
Uma análise eficiente de Big Data torna-se assim numa vantagem competitiva e é uma das chaves para o crescimento dos negócios, melhoria da relação com os clientes e aperfeiçoamento da capacidade de trabalho.
Com a possibilidade de obter informações por meio de dados fidedignos, facilita a previsão de possíveis cenários e minimiza o risco de erros, o que torna a análise de Big Data uma valiosa ajuda no que diz respeito a tomar decisões mais assertivas e vantajosas para cada empresa ou negócio.